Dungeons & Dragons

Dungeons & Dragons (Caverna do Dragão, no Brasil) é uma série de animação co-produzida pela Marvel Productions, TSR, e Toei Animation. Baseada no homônimo RPG, possui 27 episódios e três temporadas, transmitidos originalmente entre os anos de 1983 e 1986 pela rede norte-americana de televisão CBS. É transmitida no Brasil pela Rede Globo desde os anos 80 e ocasionalmente é ainda exibida pela emissora. Por causa de a Rede Globo editar a abertura do desenho, não foi possível para os espectadores brasileiros conhecer o início da série (contido na abertura).

A série mostra uma história de seis típicas crianças estadunidenses dos anos 80, que tentam voltar ao seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa.

História

A abertura do primeiro ano da série mostra um grupo de jovens em um parque de diversões, embarcando em uma montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Contudo, durante o passeio um portal se abre e traz o carrinho onde eles estavam para um outro mundo, no qual aparecem trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas de alguém que se apresenta como Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original, termo também presente nos jogos de RPG que deram origem à série). A partir daí, os jovens passam por uma série de aventuras em busca de uma forma de voltar para casa, nas quais o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as armas mágicas dos jovens com a intenção de destruir o Mestre dos Magos e tomar todo o reino.

O Reino

Não há muitas referências sobre o mundo onde ocorrem as histórias de Caverna do Dragão, sendo chamado simplesmente de "O Reino" ("Realm of Dungeons & Dragons", no original), para além do pouco que é mostrado na série. Apresenta características dos primeiros cenários para aventuras desenvolvidos para a primeira versão de Dungeons & Dragons, como os mundos de Dragonlance, Mystara, Forgotten Realms e Greyhawk. Por ter sido o primeiro mundo de D&D desenvolvido para ser jogado, Greyhawk foi aceita, por muito tempo, como a dimensão onde estavam os garotos – deve-se dizer que Greyhawk foi um suplemento de RPG criado por Gary Gygax, o produtor do desenho animado. Isso nunca foi unânime, e indícios de outros cenários indicam que, na realidade, Caverna do Dragão desenvolvia-se em um mundo de D&D próprio. Personagens de Greyhawk, como Kelek, Warduke ("Duque Guerreiro", na dublagem brasileira) e Strongheart ("Coração Forte", na dublagem brasileira) fazem aparições na série. Por outro lado, protagonistas da série já fizeram aparições em outras histórias de D&D – como foi o caso de Hank e Bobby no vídeo-jogo para computador "Baldur's Gate 2".

O que se nota é a presença de diversas cidades pequenas (vilarejos ou burgos) espalhadas pelo Reino, chefiadas por pessoas denominadas "prefeitos" (ou burgo-mestres). Há cidadelas maiores, cercadas por grandes muros e governadas como um principado ou um reino. A maioria das aglomerações urbanas tem ciência do Vingador, e muitas demonstram temor e mesmo obediência a ele. No geral, essas sociedades organizam-se como feudos ou monarquias absolutistas, apesar de, especialmente nos pequenos vilarejos, ser observada uma organização mais democrática.
A variedade de raças encontradas é enorme, a maioria podendo ser vista na primeira versão do "Livro dos Monstros" de D&D. A produção não é, todavia, totalmente fiel aos cânones de D&D. Em especial, nota-se que os anões e os gnomos são mostrados frequentemente como povos escravizados ou atemorizadas pelo Vingador ou por outros acólitos.O unico representante dos elfos presente até o momento aparece como um bufão no episódio O Salão Dos Ossos. Existe apenas um último remanescente adulto dos dragões dourados no Reino; os dragões dirigem-se ao Cemitério dos Dragões para morrerem. Os unicórnios, em grande parte, vivem em um local secreto chamado "Vale dos Unicórnios".

Existem quatro sóis no Reino e pelo menos três luas. Ao longo da série, é possível observar toda sorte de bioma – de florestas a desertos, apesar de se notar uma quantidade maior deste último tipo.

Não raro, são descobertos portais para outras dimensões, ou surgem criaturas advindas de outros mundos, muito similar ao que ocorre em Planescape, outro cenário de aventuras de D&D. Ao longo do seriado, são encontradas outras pessoas originárias da Terra. Aparentemente, o tempo no Reino corre de maneira diversa ao tempo em nossa realidade.

A série

O desenho possui várias referências ao universo do jogo Dungeons & Dragons, e da sua fonte de inspiração, os romances e contos de J.R.R. Tolkien. Apesar do enorme sucesso do desenho, especialmente no Brasil, a série foi cancelada, fato este explicado pelo produtor Gary Gygax em entrevista exclusiva para a edição 3 da revista Herói 2000 (novembro de 1999, Conrad Editora), escrita pelo jornalista brasileiro Pablo Miyazawa:

“Em 1985, a equipe responsável pelo desenho se reuniu com os executivos da temporada seguinte. Os seis jovens – mais velhos e mais experientes – seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Foram concebidos três scripts do desenho, e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS com a Marvel decidiram não continuar mais com o desenho. A nova série foi cancelada antes mesmo de ser produzida.”

Diga-se de passagem que a idéia de encerrar séries animadas sem final e abruptamente era uma estratégia relativamente comum nos anos 80, praticada pelos grandes estúdios de animação na época. Assim, guardava-se uma carta na manga e abria-se expectativas para um futuro retorno, quando fosse conveniente.

Prova disso são as refilmagens e "remakes" de desenhos, personagens e séries famosas do passado, verdadeiros "Blockbusters" de cinema que ganham projeção cada vez maior entre o público jovem. Homem-Aranha, Spirit, Quarteto Fantástico, Sin City, Hulk, Homem de Ferro… A lista de personagens e caracteres não tem fim, e o filão não dá mostras de se esgotar.

Como o último episódio da terceira temporada não deu continuidade ao enredo da série, há até os dias de hoje muita curiosidade e especulação em torno do motivo pelo qual não foi exibido o episódio final, o que gerou um famoso e bizarro boato.

Requiem

Requiem é o episódio final da série animada Dungeons and Dragons, (Caverna do Dragão no Brasil). Foi escrito pelo roteirista Michael Reaves. De vinte e oito episódios, este foi o único da série animada que não foi produzido por animação, embora seu roteiro oficial tenha sido criado. O episódio relata os acontecimentos finais da jornada dos jovens heróis aprisionados em uma fantástica e perigosa dimensão em busca do retorno ao seu próprio mundo.

O Mestre dos Magos (nome dado pela dublagem brasileira) e o Vingador se encontram sozinhos e o vilão propõe um desafio: ele deseja ver o quanto os pupilos do Mestre são poderosos caso o seu mentor lhes abandonasse, oferecendo, em caso de vitória dos garotos, a liberdade para voltar ao lar deles, porém, a destruição deles se houvesse fracasso. O Mestre, confiando em seus alunos, aceita a proposta.

Mais tarde, os heróis se encontram em uma grande batalha pelas suas vidas contra uma espécie de Hidra, um monstro gigantesco com sete cabeças. A desvantagem é grande para os meninos. Mas para o alívio deles eis que surge seu mentor, o Mestre dos Magos. Porém, este se recusa a ajudá-los e os abandona. Então, o líder Hank lidera uma escapada do grupo através de um pântano, onde conseguem escapar da criatura ao atraí-la para um lago de águas pegajosas e a prendendo.

A proposta do Vingador

Os heroís continuam a discutir sobre a surpreendente atitude do seu Mestre. Eric diz que todo aquele Reino é uma prisão e eles os prisioneiros. E depois de certo tempo aparece para eles o Vingador, oferecendo a eles uma proposta: se eles fossem capazes de cumprir uma tarefa, que consistia em chegar a um monumento no Centro do Reino e lançar uma determinada chave em um abismo infinito que lá se encontrava, ele os levaria para o seu lar, e provando que tinha poder para tal, faz aparecer diante deles um portal para o seu mundo, e depois desaparece. Mas tudo não passava de uma estratégia do Vingador para usar o desejo ardente das crianças de voltar ao seu mundo contra eles mesmos.

A divisão dos amigos

Os meninos então discutem e se dividem em grupos: Eric, Sheila e Presto confiam na proposta do Vingador e deixam Hank, Bobby, Diana e Uni (que discordaram em obedecer o Vingador) para trás. O grupo de Eric consegue encontrar um velho barco de madeira e o faz voar com a ajuda da magia de Presto. Enquanto isso, a equipe de Hank encontra um dragão pacífico e o utiliza como transporte para chegar ao Centro do Reino antes de Eric e os outros, afim de impedí-los de obedecer ao Vingador. Hank dispara flechas contra o barco de Eric para fazê-los parar, e um dos seus tiros acaba atingindo um vulcão, que entra em erupção e a sua lava atinge o barco de Eric, que cai, para desepero de Hank e os outros, que decidem seguir em frente mesmo com a aparente perda de seus companheiros. Em outro lugar, é mostrado que a equipe de Eric sobrevive à queda do navio graças à magia de Presto, mas estes também imaginam que perderam seus amigos na erupção do vulcão. Eric os aconselha a seguir para o Centro do Reino.

A luta final

No Centro do Reino, novamente Vingador e Mestre dos Magos se encontram, aguardando a chegada dos garotos. O Vingador se mostra confiante na vitória, pois o cumprimento da tarefa pelos meninos significaria a vitória para o vilão e a destruição para os garotos, de acordo com a aposta feita com o Mestre. Na entrada para o monumento, os amigos se reencontram com muita alegria, mas logo discutem e se dividem novamente, pois ambos os grupos continuam com as mesmas intenções. A equipe de Eric consegue despistar o grupo de Hank e entrar no monumento a fim de obedecer ao Vingador. Mas lá dentro, encontram uma ameba gigante e entram em trégua para enfrentá-la. Bobby com sua arma consegue derrubar as paredes do lugar e soterrá-la. Mais adiante, num salão, com aspecto de uma catedral onde aconteceria o desfecho final da luta, Vingador e Mestre dos Magos aguardam a chegada dos meninos. Há no lugar uma parede destruída que fica aberta ao abismo infinito citado pelo Vingador e um sarcófago no meio do lugar, e o Vingador olha com desprezo para a nobre figura de uma pessoa na porta do Sarcófago. Eles deixam o local e os meninos entram.

Sheila encontra uma fechadura no local, mas não sabe o seu significado. Os outros olham para o sarcófago e deduzem que a nobre pessoa da porta do Sarcófago, exceto pelos detalhes da aparência diabólica, era o Vingador. Mesmo não compreendendo, abrem o sarcófago e lá encontram a chave. Eric então tenta atirá-la no abismo ao lado, mas novamente é impedido por Hank. Enquanto isso, a ameba gigante havia retornado e capturado a todos com exceção de Hank e Eric, que continuavam sua luta pela chave.

Hank ganha tempo e diz a Eric que ele tinha razão sobre aquele mundo ser um prisão, e diz que todos, até mesmo o Vingador, são prisioneiros, e que aquela que eles seguravam era a chave da prisão, e as palavras de Hank surtem algum efeito em Eric. Um dos ataques de Bobby consegue atordoar o monstro, mas também o fazem a Eric e Hank, e lança o líder através da parede aberta ao abismo, e Hank cai.

Neste momento, surge o Vingador e diz a Eric para lançar logo a chave ao abismo ou ele nunca voltará para casa. Mas surprendentemente, Eric ao invés de obedecer ao vilão, corre em direção à fechadura encontrada por Sheila. O Vingador tenta impedí-lo com seus raios, mas Eric se defende com seu escudo e consegue colocar a chave na fechadura, abrindo uma espécie de porta. Do interior dela saem inúmeros feixes de luz, que se espalham por todo o Reino, abrindo portais para mundos maravilhosos aonde quer que eles caiam, e várias criaturas entram pelos portais e abandonam o Reino. Os raios de luz também destroem o covil do Vingador. Além disso, a luz faz desaparecer a ameba gigante que prendeu os garotos. E logo ao chegarem à parede que dava em direção ao abismo em busca de Hank, descobrem que o líder havia sobrevivido quando se agarrou à uma rocha na borda do abismo.

A redenção do Vingador

A luz também atinge o Vingador, que se transforma no mesmo nobre homem visto no sarcófago. Hank diz que a missão deles no Reino (ou, na Caverna do Dragão) era redimir o Vingador, e não derrotá-lo. Logo, surge o Mestre dos Magos, a quem o redimido Vingador chama de pai. O Mestre agradece aos garotos e lhes diz que eles tinham feito o que ele nunca teve poder para fazer: trazer o seu filho de volta. Todos se surpreendem com a declaração de que o Vingador é o filho do Mestre dos Magos. O Vingador diz que as luzes as quais os garotos haviam libertado quando abriram a porta era toda a bondade que o seu pai lhe havia dado, e que ele havia aprisionado há milhares de anos, quando decidiu seguir outro mestre, aquele "Cujo Nome Não Pode Ser Dito" (no original, The Nameless One, revelado no episódio n° 22).

Então, o Mestre faz aparecer um portal para o mundo dos garotos, dizendo que eles estavam livres para voltar para casa, ou se assim o quiserem, continuar no Reino, onde ainda havia muitas aventuras para serem vividas e muito mal para ser enfrentado. A cena entre eles termina com as crianças e Uni muito felizes em frente ao portal, prestes a tomarem sua decisão, com o Mestre dos Magos de um lado do portal e o redimido Vingador de outro.

Dungeons & Dragons/Caverna do Dragão (BR)

Informações gerais

Formato: Série de desenho animado
Género: Fantasia
Duração: 24 minutos
Criador: Dave Arneson e Gary Gygax (jogo)
               Kevin Paul Coates
               Mark Evanier
                Dennis Marks

País de origem: Estados Unidos
                            Japão (Animação)

Produção

Produtor(es): Bob Richardson (1ª temporada)
                        Karl Geurs (2ª e 3ª temporadas)

Exibição

№ de temporadas: 3

Série Completa 24 episódios. Animarts. ÐïëgØ™

Nenhum comentário:

On-line desde 10/09/08 Você é o visitante Nº